Extremamente fundamentais, as áreas controladas são ambientes nos quais parâmetros são pré-definidos. Isso ocorre levando sempre em conta alguns aspectos específicos, são eles: temperatura, pressão, umidade, controle de partículas e segregação de resíduos.
Essas áreas ganharam ainda mais relevância atualmente, devido à pandemia de COVID-19, vivida atualmente. Pelas características específicas de temperatura e pressão, são ideais para o mantimento de alguns materiais e substâncias que necessitam ser preservados nessas condições para que sua integridade não seja afetada.
Um exemplo bem clássico e de fácil entendimento são os contêineres de armazenamento de vacinas produzidas. Na produção de algumas vacinas, como as da Pfizer BioNTech, por exemplo, para que elas possam ser eficazes, precisam ser mantidas em uma temperatura abaixo de 70ºC durante sua armazenagem. E é exatamente nesse cenário que as ACAVs tornam-se fundamentais.
A Área Controlada para Armazenamento de Vacinas da Asmontec
Projetada e construída em padrões altíssimos de segurança
Áreas construídas para atender às principais necessidades de funcionamento de diversos tipos de refrigeradores, congeladores e ultrafreezers para que seja realizado o armazenamento de vacinas. Inicialmente é tido como um ambiente controlado não classificado, contudo, caso seja necessário, pode ser evoluído a uma sala classificada.
Possibilidade de Integração a Supervisórios de Controle
A principal preocupação de uma operação de conservação de vacinas está na confiabilidade e eficácia do sistema. Justamente por esse fator que a Asmontec oferece, opcionalmente, a instalação da Linha de Sensores Smart-Vue™ (ferramenta da fabricante Thermo Fischer). A tecnologia permite a integração com softwares de controle para monitorar a Sala onde os equipamentos estão instalados.
O Smart-Vue™ tem como finalidade proteger a qualidade das amostras. Ele monitora continuamente as condições do equipamento e emite notificações remotas se as condições de integridade das amostras armazenadas forem comprometidas.
As principais recomendações para armazenamento de vacinas
Para que as vacinas possam ser realmente efetivas e atendam as necessidades da população, é preciso seguir alguns parâmetros rigorosos e recomendações dos fabricantes. Confira as condições ideais abaixo:
- É de fundamental importância que a temperatura da sala permaneça entre 18°C e 25°C para garantir a máxima performance do equipamento e aumentar sua vida útil;
- Umidade relativa máxima de 60%. O que ocorre é que quanto maior a umidade ambiente, quantidade de vezes que a porta é aberta e tempo que permanece aberta, maior será a formação de gelo;
- A altitude máxima do ambiente deve ser de 2.000 m;
- A flutuação da rede elétrica deve ser inferior a 10% do valor nominal da voltagem do equipamento;
- O equipamento e acessórios precisam obrigatoriamente estar posicionados em um ambiente limpo e não corrosivo para evitar danos. Para que a circulação do ar seja adequada, também é extremamente necessário que o equipamento seja instalado com, no mínimo, 20 cm de distância entre o fundo e algum obstáculo;
- Também é necessária a distância de 20 cm entre os dois equipamentos próximos ou quaisquer outros obstáculos que impeçam a circulação do ar, como: paredes, armários, bancadas e divisórias;
- É necessário atentar-se ao espaço para a abertura da porta;
- O piso do ambiente deve ser plano e resistente o bastante para suportar o peso da máquina, sem criar vibrações.
Adicionais para elevar o nível da área controlada
Os fatores acima são essenciais para o bom funcionamento do ambiente e manutenção das perfeitas condições das vacinas dentro da área controlada. E, para aprimorar ainda mais esse processo de armazenamento, com a Asmontec há a possibilidade da inclusão de alguns fatores opcionais:
- Estabilizador de energia e Nobreak;
- Gerador de energia;
- Base de aço;
- Estrutura totalmente independente da construção existente;
- Fornecimento modular;
- Refrigeração e controle de umidade.
Em especial, neste momento de pandemia, as Áreas Controladas para Armazenamento de Vacinas são fundamentais no combate ao vírus da COVID-19. A imunização já está em avanço constante em vários países com a utilização das ACAVs.
Pois, além de armazenarem as vacinas produzidas, também exerceram papel fundamental na fase de pesquisas. E a Asmontec, mais uma vez, está presente nesses processos tão importantes para a sociedade, com Áreas Controladas de extrema eficácia.