CONTATO: +55 (19) 3846 1161 | +55 (19) 3846 9482

Salas Limpas: dicas de projetos para construção e manutenção

Os projetos de salas limpas são pensados e desenvolvidos para..

<h1>Salas Limpas: dicas de projetos para construção e manutenção</h1>

Salas Limpas: dicas de projetos para construção e manutenção

Os projetos de salas limpas são pensados e desenvolvidos para ambientes cujas atividades necessitam ser realizadas em condições controladas, com diferentes classificações e pressões. São normalmente utilizadas em indústrias, na produção de alimentos, produtos farmacêuticos, cosméticos, componentes eletrônicos, biotecnologia, áreas hospitalares, e outros.

Qualquer contaminação, seja por poeira ou partículas, nestes ambientes pode comprometer crucialmente todo o processo produtivo e operacional de um produto, apresentando queda na qualidade e na segurança dos produtos e serviços que estão sendo produzidos. A facilidade para a higienização destes locais também deve ser considerada.

Ao realizar o seu projeto de sala limpa é fundamental que você dê atenção ao tipo de material ou produto que será desenvolvido nas salas limpas, e que sejam definidos também quais materiais de acabamento você deverá utilizar na construção da sua sala. Outra dica importante é fazer com que você conheça em quais condições estes materiais ou produtos deverão ser mantidos, considerando características de temperatura, umidade relativa do ar, pressão e classificação.

É fundamental, obviamente, dar atenção às regulamentações nacionais definidas pela ABNT e Anvisa e normas estrangeiras para produção destinada ao mercado internacional. Portanto, ao escolher a empresa que será responsável por toda a idealização e desenvolvimento do projeto, você deve levar em conta a excelência da empresa que realizará este serviço.

 

Sala Limpa Compacta Asmontec

O que considerar na escolha de um projeto para sala limpa?

Ao realizar um projeto de sala limpa, os principais pontos a serem considerados são:

1 – função da sala limpa: onde deverá ser considerado o ambiente e os controles específicos necessários na sala limpa em particular

2 – operação da sala limpa: onde deve ser incluído o fluxo de trabalho e os procedimentos necessários para obter o controle desejado do produto.

3 – facilidade de manutenção: onde deve ser considerada a facilidade em realizar a limpeza do local, dos móveis e dos equipamentos que compõem a sala.

 

Função de uma sala limpa

A operação de salas limpas está sujeita ao estabelecimento de normas e regras, e cada instalação possui uma série de regras apropriadas à sua função, mesmo que todas as salas limpas sejam similares em seu projeto.

O projeto de sala limpa necessita de conhecimentos arquitetônicos particulares a esta aplicação, e portanto, o engenheiro projetista deverá possuir amplos conhecimentos sobre as técnicas de ar condicionado, ventilação e filtragem das salas, além de materiais de construção e equipamentos específicos e se aprofundar com detalhes na aplicação de aparelhos de iluminação, técnicas de filtragem de líquidos e ar e procedimentos de esterilização para estes locais.

Também é importante que o projetista entenda dos métodos de fabricação, dos fluxogramas de materiais e de pessoas, da engenharia de embalagem, manutenção e métodos sanitários, entre muitos outros outros conhecimentos especializados em salas limpas. Esses conhecimentos auxiliares deverão ser considerados para que a sala limpa seja projetada como uma área integrada às restantes dependências da instalação, de acordo com a sequência operacional da produção ou sistema a ser implantado.

 

Dica de projeto para um layout básico de sala limpa

A dica da Asmontec para um bom projeto de sala limpa é considerar o layout básico a partir dos seguintes dados: que o cliente contratante do projeto de sala limpa conheça o tipo de produto e quantidade de produção que acontecerá na sala, e todo o fluxo do processo, como entrada e saída da matéria prima, das embalagens, das pessoas e todo o fluxograma de produção.

Se o cliente já possui todos esses dados, a empresa especializada ou o profissional com experiência poderá apoiar, desenvolver e executar o projeto com base nesse layout básico, conforme necessidade do cliente e a execução seguindo as resoluções normativas e normas vigentes.

 

Cronograma: prazos que envolvem o projeto

O cronograma da obra de implantação de uma sala limpa pode conter algumas variáveis, no entanto, ele normalmente segue os passos:

1 – Definição do layout e materiais construtivos

2 – Construção da estrutura de sustentação da sala

3 – Fixação de tirantes e suportes de forro falso

4 – Instalação de forro falso

5 – Instalação de Perfis e Suportes de Divisórias

6 – Instalação de divisórias

7 – Recortes de forro falso

8 – Instalação de Portas

9 – Instalação de Visores

10 – Acabamentos e Siliconização

11 – Limpeza fina da sala

 

O projeto executivo é realizado, aproximadamente, entre 20 e 30 dias.

A compra e fabricação dos materiais pode variar de 20 a 45 dias.

A montagem pode acontecer em até 20 dias após a aprovação do projeto, e finalizada 60 dias posteriores.

O prazo para uma obra normalmente é de 90 a 120 dias. Dependendo do caso e tamanho da obra, pode chegar a 180 dias.

O que é importante considerar como princípios na elaboração de um cronograma de Salas Limpas:

– quantidade e dificuldade do local da obra

– definição das etapas, fases e materiais que serão usados na obra

– prazo estipulado pelo cliente para conclusão da obra

– lacuna de tempo entre as atividades da obra e a entrega de terceiros

Comumente, este é sempre um grande gargalo do projeto, pois na montagem os prazos são apertados. Portanto, ao contratar uma empresa que realize todas as etapas que envolvem a criação, elaboração, construção e entrega de uma sala limpa, vale considerar aquelas que fabricam os próprios insumos e materiais para a montagem das salas limpas. Essa decisão impactará positivamente o prazo do projeto, já que minimiza a dependência com terceiros e de assegura a qualidade do projeto em todos os âmbitos, já que você tem apenas um contratante cuidado de toda a implantação.

Aqui na Asmontec nós tiramos todas as suas dúvidas e oferecemos o nosso suporte para que você tome a melhor decisão ao contratar a empresa que desenvolverá o projeto para você. Procure-nos e será um grande prazer entender e atender suas necessidades.


Share This:

Newsletter

CONTATO Rua Anésio Marciano, 92 | Jd. Vista Alegre | Vinhedo | SP +55 (19) 3846 1161 | +55 (19) 3846 9482 asmontec@asmontec.com.br