O vírus da COVID-19 foi descoberto em dezembro de 2019. Poucos meses depois, se espalhou pelo mundo. E foi em 2020 que uma pandemia começou. Vivemos nela até hoje. O vírus transformou o jeito de viver. Todo o mundo teve de se adaptar. E atualmente, já em 2021, as lutas e medidas de prevenção contra a doença continuam em muita evidência.
Em especial no Brasil, essa batalha continua bem intensa. O país já contabiliza milhares de casos confirmados, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde.
E é por isso que a corrida por vacinas tem sido muito intensa e acelerada. O fato de o vírus ter se mostrado extremamente contagioso e o risco de novas ondas de contaminação e variações da doença surgirem, tornam ainda mais necessária a vacinação da população, o quanto antes.
E é no processo de produção de imunizações que as Salas Limpas são fundamentais, nesse cenário. Afinal, a fabricação de vacinas requer inúmeros cuidados. Tudo precisa ser feito com o maior nível de integridade e pureza possíveis.
Conheça mais o papel fundamental desses ambientes no processo de estudo e desenvolvimento das imunizações contra a COVID-19.
Sem margem para erros: a importância dos processos na fabricação de vacinas

Para que uma vacina seja aprovada para aplicação na população, existem inúmeras etapas antecedentes a isso. Afinal, não são permitidas falhas. A imunização precisa chegar ao seu destino com integridade ímpar e eficácia comprovada. Para isso, existe uma série de pesquisas, testes e estudos exaustivos. Tudo para garantir a eficiência da vacina produzida, no combate contra a doença.
Em geral, as empresas responsáveis pela fabricação trabalham independentemente para completar os planos de desenvolvimento clínico da vacina. Assim que autorizada, a produção começa a aumentar.
Todo o processo, desde os ensaios pré-clínicos, até a fabricação, em muitos casos, pode levar décadas para ser efetivado. No caso da produção da imunização contra a COVID-19, por ser um cenário de extrema urgência, os investigadores e desenvolvedores passaram a operar em várias fases diferentes, paralelamente. Isso foi feito com o objetivo de acelerar os resultados.
Além disso, diversos países e organizações internacionais de saúde passaram a trabalhar em conjunto, para investirem na capacidade antecipada de desenvolvimento para avançar todo o processo. E claro, também para garantir uma distribuição mais igual das vacinas.
O papel das Salas Limpas na produção de vacinas

Como dito anteriormente, as vacinas precisam manter um nível de integridade e pureza único, para que possam realmente ser aprovadas e eficientes. É nesse cenário que as Salas Limpas entram. Para quem não sabe do que se trata, esse ambiente, basicamente, é um local no qual a limpeza do ar e outros parâmetros são controlados, monitorados e registrados (temperatura, umidade, pressão, partículas e fluxo de ar).
Esses fatores possibilitam que produtos possam ser fabricados dentro dela, de um modo extremamente seguro e higiênico. Ao entrar em uma Sala Limpa, para ações desse tipo, garante-se que não aconteça nenhum tipo de modificações causadas por substâncias contaminantes. É garantido que o produto chegue até o consumidor final com muita qualidade e segurança.
Construídas em altos padrões de segurança
Esses ambientes controlados são projetados para atender às principais necessidades de funcionamento. Inclusive, não só para a produção das vacinas, mas também para o armazenamento delas. É aí que entram as Áreas Controladas para Armazenamento de Vacinas. Os locais são compostos de refrigeradores, congeladores e ultrafreezers para que seja realizado o mantimento das imunizações nas condições adequadas.
Especialmente neste momento de pandemia, as Salas Limpas e Ambientes Controlados tornam-se fundamentais no combate ao vírus da COVID-19. Se hoje vivemos um processo de vacinação na população, é porque existem ambientes puros e seguros como esses, que viabilizam toda a pesquisa, produção e testes das imunizações.
E a Asmontec está, mais uma vez, presente em situações de extrema relevância para a sociedade. Especialista em Engenharia de Salas Limpas, projeta e executa ambientes controlados puros e íntegros. Está inserida tanto no processo de construção de hospitais para tratar pacientes com a doença, quanto em ambientes destinados para a produção das vacinas. Responsabilidade e confiança, com quem entende do assunto.