A sala limpa é um ambiente onde parâmetros são controlados, diminuindo o nível de partículas e impurezas, sendo um local seguro para realização de testes e fabricação de produtos.
Mas será que todos os projetos têm a seriedade e confiança necessárias para o setor?
Os projetos de sala limpa não podem ser negligenciados. Seriedade, confiança e comprometimento com cada projeto de maneira individual são obrigatórios para qualquer empresa do ramo.
Neste texto vamos explicar a importância da sala limpa para a indústria e mostrar o por que você deve se preocupar com a confiança, qualidade e referência das empresas que atuam no ramo.
Projetos de sala limpa
As salas limpas têm como objetivo manter a limpeza do ar e o controle de outros parâmetros como temperatura, umidade, partículas e pressão.
Por isso, para os produtos da indústria serem fabricados com a maior segurança, qualidade e higiene possível é de suma importância manter a seriedade nos projetos de fabricação das salas limpas.
A sala limpa é responsável por manter o padrão de qualidade na fabricação dos produtos, de acordo com as normas e legislações vigentes.
Passos para a construção de um sala limpa
A seriedade na atuação de projetos de salas limpas começa com o estudo e conhecimento acerca da indústria.
Cada projeto de sala limpa deve ser tratado individualmente, os custos, estratégias e materiais utilizados são diferentes para cada necessidade. Esse tratamento específico garante o desenvolvimento de um projeto de altíssima qualidade.
Basicamente, a construção de uma sala limpa é dividida em:
Projeto: arquitetura do ambiente, elaborado de acordo com condições de classificações e pressões;
Operação: construção do projeto, contemplando todos os aspectos legais, exigências de segurança e qualidade. Deve ser tratado com seriedade e controle rigoroso de todos os passos;
Equipamentos: utilização de produtos específicos, de acordo com testes e estudos rigorosos de resistência e qualidade, a fim de se evitar o desgaste;
Manutenção: realização de acabamento de alto padrão, a fim de favorecer a limpeza e a manutenção das salas.
Principais riscos quando há negligência do projeto de sala limpa
As salas limpas garantem a qualidade dos produtos em ambientes farmacêuticos e alimentícios e também garantem a qualidade microbiológica. O ambiente é projetado para manter condições de coloração, textura, consistência, segurança, entre outras.
Os produtos não podem ser contaminados, pois vão ser enviados para os comércios e vendidos para o consumidor final. Além disso, uma não conformidade pode causar na suspensão das atividades de uma indústria.
Você consegue imaginar os riscos de se vender algum produto com contaminação? Por um simples descuido no projeto de uma sala limpa?
As fontes de transmissão ou propagação de contaminantes na indústria são enormes e podem acontecer tanto interna quanto externamente.
É um assunto preocupante e não pode ser negligenciado. É fundamental o comprometimento técnico e legal com as salas limpas, desde o projeto de implementação, a construção, a escolha dos equipamentos, até a operação, limpeza e manutenção.
Para manter a segurança, qualidade e, assim, evitar problemas jurídicos e financeiros para sua empresa, é uma obrigação levar a sério o assunto em questão.
Normas e regulamentações
Existem normas e regulamentações específicas para empresas que atuam no projeto e construção de uma sala limpa.
As principais normas técnicas do setor são da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com apoio de Associações e Sociedades, como a SBCC, Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação e ABRAVA,Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento.
Além do controle e regulamentação desses órgãos, existem outras resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e ainda podem ter embasamento em normas internacionais como do Food and Drug Administration (FDA).
A principal norma norteadora nas diretrizes de salas limpas é a norma brasileira NBR ISO 14644, que possuí diversas partes e encontramos na Parte 1 a regulamentação relativa à classificação da limpeza do ar em termos de classificação de partículas e na parte 4 referente ao Projeto, Construção e Partida.
Seriedade e confiança nos projetos de sala limpa
O sucesso de um projeto de uma sala limpa só pode ser concretizado com uma empresa responsável, que cumpre todos os procedimentos técnicos e exigências de qualidade.
A Asmontec não compactua com qualquer tipo de descuido ou negligência em projetos de sala limpa, pois entendemos a importância do projeto e valorizamos o bem-estar das pessoas e colaboradores.
Atuamos nos diversos setores de uma sala limpa, com a experiência e seriedade necessárias e obrigatórias para o setor.
Fornecemos materiais e serviços especializados para todas as áreas da indústria, como: farmacêutica, veterinária, alimentícia, cosmética, hospitalar, eletrônica, automotiva e laboratórios em geral.
Este conteúdo foi valioso para você? No nosso blog, compartilhamos diversas informações sobre projetos de sala limpa. Não fique de fora, acesse agora para aprender mais.
Caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com a gente, clicando aqui.