Extremamente importantes para diversos setores, as Salas Limpas são ambientes nos quais a qualidade do ar e diversos outros parâmetros são controlados, monitorados e registrados (temperatura, umidade, pressão, partículas e fluxo de ar). Isso ocorre com a finalidade de preservar a qualidade dos produtos manipulados e assegurar a proteção dos profissionais atuantes no local.

Existem diversos fatores importantes para que elas possam funcionar perfeitamente, de acordo com as necessidades de operação. Para construir uma Sala Limpa, é preciso seguir normas específicas e bem rigorosas, contar com equipe especializada para planejar, executar e realizar os testes necessários.
E é nesse sentido que a operação Turn Key torna-se diferenciada, para que o ambiente seja construído com a maior integridade possível.
E para que você tenha melhor conhecimento sobre o termo, sua importância e como funciona a operação na prática, detalhamos tudo a respeito.
Afinal, o que é Turn Key?
A expressão Turn Key, literalmente, vem do inglês e significa “Virar de Chave” ou “Dar Partida”. Esse termo tem o objetivo de descrever um tipo de acordo no qual apenas um fornecedor é contratado para realizar a construção do projeto, do início ao fim. Ou seja, desde a fase de planejamento, escolha de materiais, execução e manutenção, tudo é realizado por apenas uma empresa.
Nas operações Turn Key, coordenadas pela Asmontec, todo o processo é realizado de maneira planejada, com o objetivo de oferecer uma Sala Limpa com excelentes condições de funcionamento. Cada etapa é muito bem executada, para garantir entrega e montagem íntegras, dentro do prazo determinado.
Em conjunto a isso, as seguintes atividades são realizadas:
+ Projeto, detalhamento e desenvolvimento de todas as disciplinas necessárias para salas limpas, como Sistema de Ar, Utilidades, Equipamentos e Elétrico;
+ Fabricação de painéis de divisórias e forro falso com padrão de sala limpa;
+ Fabricação de portas e acessórios em alumínio e aço inox;
+ Assessorias e consultoria em salas limpas;
+ Contratação de sub fornecedores e acompanhamento dos mesmos;
+ Fabricação e montagem dos escopos projetados;
+ Verificação e acompanhamento do andamento da obra buscando o fornecimento completo.
Qual a importância do Turn Key para projetos de engenharia?
Um projeto de construção/engenharia, em sua maioria, é uma junção de diversas equipes, de setores distintos. Cada um deles toma conta de uma etapa, de acordo com as suas especialidades. Com o Turn Key, o projeto tem uma base de apoio importante, pois somente uma empresa é encarregada de todas as etapas. O que significa que o cliente contratará apenas uma instituição, com valor final fechado, que administrará todo processo e entregará a obra integralmente, do jeito que foi projetada, respeitando fielmente os prazos.
Isso otimiza processos, minimiza erros, ganha em produtividade, assertividade e reduz o tempo de execução da construção. E são estes fatores que tornam o Turn Key tão vantajoso. O projeto da Sala Limpa obtém, então, uma confiabilidade muito maior. Afinal, escolher diferentes parceiros para executar etapas distintas, pode acarretar em adversidades no decorrer da obra, como por exemplo:
+ Distinções na qualidade entre um serviço e outro;
+ Falta de uma padronização nos acabamentos;
+ Atrasos em determinados setores;
+ Necessidade de refazer trabalhos já concluídos.
Com o Turn Key esses “desencontros” não ocorrem. Como tudo é executado por uma única empresa, tudo também é feito e planejado de maneira homogênea, do começo ao fim. Veja as principais vantagens em escolher este tipo de operação para a construção da sua Sala Limpa:
+ Profissionais preparados e entendedores do assunto, em todas as etapas: projeto, produção, montagem e manutenção;
+ Centralização do projeto em uma empresa só, o que evita atrasos, falhas, ruídos de comunicação e garante a boa execução em todos os processos, do início ao fim;
+ Acompanhamento full time de gerente de obras que irá verificar de perto todo o processo, garantindo assim, uma entrega de excelência.
Para quais segmentos um projeto de Turn Key é mais adequado?
Toda empresa que necessita de uma Sala Limpa pode contratar um projeto Turn Key. A modalidade é o “sonho de consumo” para qualquer instituição. Isso proporciona a maior eficiência do ambiente controlado, independentemente do segmento: laboratórios, indústrias farmacêuticas, alimentícias, químicas, de bebidas, cosméticas, veterinárias, eletrônicas, centros de pesquisas, hospitais, entre outros.
Inclusive, quanto mais complexo o projeto, quanto maior os processos, a operação torna-se ainda mais recomendável, justamente pela característica de centralizar as etapas em uma única empresa. O que, como dito anteriormente, reduz consideravelmente os riscos de falhas, falta de comunicação e perdas de tempo.
Com atuação eficaz e um conhecimento amplo, pelos anos de experiência no mercado, a Asmontec atende todos os clientes que precisam construir uma Sala Limpa, executando tudo com a maior integridade e responsabilidade possível, sempre cuidando das principais necessidades de operação do local.

Quais as diferenças entre Turn Key EPC e EPCM?
Como dito anteriormente, a ideia do Turn Key é ter apenas uma empresa à frente de todos os processos, com o objetivo de tornar tudo mais rápido, prático e assertivo. Para isso, existem dois tipos de operações distintas. Veja as diferenças entre elas:
EPC – trata-se de uma modalidade de contratação na qual o construtor realiza o empreendimento em sua totalidade, garantindo a execução integral do escopo, a elaboração dos projetos de arquitetura e engenharia, detalhamentos e esquema de montagem. Além disso, também se responsabiliza pelos serviços basilares para a realização do projeto, como fornecimento de mão de obra, materiais e equipamentos necessários para que as atividades possam ocorrer;
ECPM – Nesse tipo de operação, também são realizados os processos de desenvolvimento do projeto e da obtenção dos materiais necessários para a realização da Sala Limpa. Contudo, não ocorre a construção, mas sim o gerenciamento da obra. Ou seja, a atividade consiste, basicamente, na gestão do projeto.
Garantias disponíveis em um projeto na modalidade de Turn Key
Um fator presente na modalidade Turn Key é a confiabilidade. O cliente, portanto, possui a garantia de entrega completa do projeto (considerando os tipos de operação citados acima: EPC e EPCM). É uma modalidade de baixo risco para o contratante. A Asmontec se responsabiliza por tudo, sempre informando o cliente sobre as atualizações da obra.
CASE
Segmento: Implantes Mamários
Projetos de Turn Key já aplicados pela Asmontec
A Asmontec já desenvolveu alguns projetos no regime Turn Key, um deles o Laboratório de Detectores no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, foi construída uma sala limpa ISO 6 condição necessária para garantir a funcionalidade daquele ambiente.
Também estamos em fase final de finalização de um projeto em uma indústria de implantes de silicone que contou com o fornecimento da Asmontec completo e conta com mais de 500m² de salas limpas com a mais diversas especificações. Nesse projeto as Salas Limpas levaram em conta algumas regulamentações, todas de acordo com normas e padrões específicos. Neste caso, a principal foi a RDC 50 da ANVISA.
Para contratar a operação Turn Key para sua Sala Limpa ou saber mais sobre o projeto, entre em contato com a nossa equipe.