Sala Limpa é um conceito definido pela International Organization for Standardization (ISO) 14644-1.

De acordo com a norma, Sala Limpa é um ambiente construído para o controle das partículas em suspensão no ar, bem como minimizar a geração e retenção dessas partículas.

Esse controle dentro da Sala Limpa é feito através de parâmetros como temperatura, pressão do ar e umidade, além da filtragem do ar.

O conceito de Sala Limpa surgiu há mais de 150 anos para o controle de infecções bacterianas em hospitais.

Porém, a necessidade de ambientes limpos para atividades industriais na década de 1950 levou à sua introdução em outros setores.

Uma Sala Limpa pode ser construída e instalada em diferentes tipos de indústria como farmacêutica, médica, veterinária, cosmética, eletrônica e alimentícia, bem como em atividades que exijam o controle de contaminação do ambiente, como salas hospitalares.

A Sala Limpa é construída com materiais e equipamentos especialmente desenvolvidos para evitar a contaminação vinda de ambientes externos.

Alguns exemplos de equipamentos são antecâmaras, painel de divisórias, pass through (caixas de passagem), luminárias que atendem à diretrizes GMP, cantos arredondados e portas especiais para Sala Limpa, todos desenvolvidos em aço, aço inox ou alumínio.

Sala Limpa Asmontec

Há mais de 22 anos a Asmontec Salas Limpas atua em todas as etapas do processo de instalação de Salas Limpas – do projeto à manutenção. Preencha o formulário e entre em contato.

.